sexta-feira, 8 de julho de 2011

INTRODUÇÃO AO LINUX - UM POUCO DA HISTÓRIA

Como já foi visto anteriormente Linux é um sistema operacional que nasceu de um projeto de um estudante da faculdade de Helsinki na Finlândia chamado Linus Benedict Torvalds.


O nome Linux é a junção dos termos Linux + Unix. Torvalds desenvolvendo um sistema operacional baseado no Minix (que é uma simplificação do Unix para uso acadêmico). Percebendo a dificuldade para desenvolver seu projeto, lançou na Internet uma mensagem que conclamava programadores a desenvolver o projeto de forma cooperativa. Já em 1991 ganhou alguns colaboradores, que em pouco tempo tornaram-se milhões de adeptos ao redor do mundo. Nesta mesma época nasceu o Linux que nasceu através desta cooperação de outros programadores através da rede mundial de computadores a Internet. 
Você sabe o que é o GNU? Sabe o que é o Software Livre e por que o Linux é gratuito? Não? Então vamos conhecer.
Em 1984 foi iniciado o projeto GNU desenvolvido pela Free Software Foundation (FSF) que tinha como meta o desenvolvimento de um sistema operacional completo, compatível com o Unix. Deste projeto surgiu o conceito de Software Livre, onde cada programador produz programas pela chamada GLP (GNU PUBLIC LICENCE – Licença Pública GNU).
Você sabia?
Quando falamos em Software Livre estamos nos referindo à liberdade e não a preço?
Pois bem a licença GLP assegura ao usuário os seguintes direitos: 1) A liberdade de distribuir cópias de software livre (e cobrar por isso, se quiser); 2) Que se tenha acesso ao código-fonte (conjunto de instruções escritas em linguagem de programação) podendo assim criar novas distribuições do Linux livres e gratuitas. Coisa que não acontece com o Windows que é um sistema operacional proprietário da Microsoft e seu código-fonte não é disponível ao usuário, por isso o mesmo é vendido e não distribuído.
Vamos começar a utilizar o sistema Linux? Curioso? Então vamos lá.
O que fazer primeiro? Primeiro devemos ligar a máquina e ela executará as rotinas de inicialização do sistema que denominamos de processo de BOOT. Logo após este processo o Sistema Operacional Linux executará suas rotinas de inicialização e ao final mostrará a você uma tela inicial chamada Tela de Login.
O que é Login? Login significa um cadastro (conta de usuário) formado pelo “Nome do usuário” e sua respectiva “Senha” que o habilita a acessar o sistema operacional desejado. Veja o exemplo abaixo:



Observe que existe um espaço para a digitação de Nome de usuário e logo em seguida a Senha. Ambos foram definidos durante a instalação do sistema operacional no computador.
Após o Login entramos definitivamente no sistema operacional Linux que nos mostra a chamada “Área de Trabalho” que é o espaço onde podemos trabalhar com os programas disponíveis na distribuição Linux. Veja as imagens abaixo:


Área de Trabalho do Linux Educacional 1.0

Área de Trabalho do Linux Educacional 3.0
Conhecendo os elementos da Área de Trabalho
Barra de Tarefas
Como o próprio nome sugere é a barra onde irão aparecer todas as tarefas (programas) que estaremos executando no Linux. Neste exemplo abaixo podemos ver como é a barra de tarefas.

Programas que estão sendo executados do Linux Educacional 3.0
 Vamos conhecer um pouco seus elementos:

Começando da esquerda para a direta temos um botão com o nome “Iniciar”  clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele teremos acesso ao Menu Iniciar com todos os programas e funcionalidades do Linux Educacional.

Já os ícones de aparecem logo após o botão Iniciar   estão agrupados no que chamamos de barra de inicialização rápida onde temos um atalho para acesso aos programas mais básicos do Linux Educacional. Passe a seta do mouse sobre eles e conheça mais sobre cada um.



No canto direito da Barra de Tarefas  temos acesso a “Conexão de Rede” ao “Controle de áudio” e “data e hora do sistema”. Passe a seta do mouse sobre eles e conheça mais sobre cada um.
E aí? Está gostando? Continue acompanhando para aprendermos mais até a próxima postagem. Mas espera aí um momento. Como desligar o computador de forma correta sem afetar seus programas e seu trabalho. Veja: No exemplo abaixo observamos a Barra de tarefas que está executando 5 programas diferentes você deve fecha-los antes de desligar a máquina.


Clique no botão representado pela seta e logo em seguida aparece a Janela abaixo, nela clique no botão Fechar como indicado pela seta. Automaticamente este botão irá desaparecer da barra de tarefas indicando que o programa foi encerrado.
Obs.: Faça isso com todos os programas abertos antes de executar o processo de desligar o computador.


 
Fechando todos os programas clique sobre o Botão Iniciar e escolha a opção “Fechar Sessão”



 
Em seguida escolha a opção “Desligar” espere todo o procedimento de desligamento e pronto você já pode tira-lo da tomada.
Viu como é fácil? Até a próxima então...


Nenhum comentário:

Postar um comentário